Viajar e conhecer países novos é paixão universal, porém para que isso possa acontecer é necessário um documento muito importante: o passaporte. Ele será a sua porta de entrada para passear nos Estados Unidos, Europa, Ásia, entre outros. Solicitá-lo é bem simples, porém é preciso ter muita atenção em todas as etapas. Acompanhe o nosso passo a passo para emitir passaporte e tire suas dúvidas!
Como tirar passaporte
Pode ficar tranquilo! Tirar passaporte é algo completamente simples, então não será necessário contratar (e pagar caro!) para algum consultor intermediar a emissão para você. Quem emite o documento é a Polícia Federal e você terá de comparecer a um de seus postos em duas situações: primeiro para tirar as digitais e tirar a foto e depois apenas para retirar o passaporte pronto.
1 – Documentos necessários
- Documento de identidade: Pode ser a cédula de identidade (RG) expedida por Secretaria de Segurança Pública, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida pelo Detran, acompanhada de outro documento que comprove local de nascimento, e até mesmo a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O passaporte anterior, mesmo que vencido, também é válido. Caso você tenha mudado de nome, leve também a Certidão de Casamento;
- Título de Eleitor e comprovantes de votação/justificativa da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes ou do próprio título, você pode levar a certidão de quitação eleitoral obtida no site do TSE;
- Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório – para pessoas do sexo masculino;
- Certificado de Naturalização, para os naturalizados;
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente a emissão do documento;
- CPF, caso o número não conste no documento de identidade.
Atenção! Caso este não seja o seu primeiro passaporte, você precisa levar o seu anterior, dentro da validade ou não. Se ele não for apresentado, você vai ter de pagar uma taxa meio salgadinha, então é bom não esquecer.
2 – Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
No site da Polícia Federal você encontra o formulário de solicitação de passaporte comum. É tranquilo de preencher. São quatro telas, em que você vai colocar seus dados pessoais, como número de documentos, profissão, endereço, entre outros.
Na última tela você tem a opção de escolher o local onde será atendido. Ao término, gere um protocolo e imprima a confirmação para levar no dia do seu agendamento.
Para visualizar as páginas, é necessário ter instalado em seu computador o Adobe Acrobat Reader ou algum outro leitor de arquivos com extensão PDF.
3 – Pague a taxa
Após preencher o formulário de solicitação, é hora de gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa, que atualmente é de R$ 257,25. Lembre-se de levar o comprovante de pagamento junto com a documentação.
4 – Agende seu atendimento
Com o protocolo de solicitação, você consegue agendar seu atendimento no site da Polícia Federal. É super fácil.
5 – Compareça ao posto da Polícia Federal
Chegou o grande dia! Na data e horário agendado, compareça ao posto do Departamento da Polícia Federal com toda a documentação original listada aqui em nosso primeiro tópico. Lembre-se de levar o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação. Hoje em dia não é mais necessário levar foto, porque eles tiram no momento do atendimento. Todo o procedimento é feito bem rapidamente, sem nenhuma burocracia. A documentação é conferida, depois eles tiram sua foto e colhem assinatura e impressões digitais. Depois é só aguardar a emissão, que geralmente leva 6 dias úteis. O bom é que dá para consultar o andamento do pedido no site da Polícia Federal.
6 – Retirada do passaporte
Ao acompanhar o andamento do pedido, dá para saber quando seu passaporte ficou pronto. Então é só comparecer ao posto, com um documento de identidade original para retirar. Seu passaporte valerá por 10 anos.
A Polícia Federal dispõe de uma página em seu site para solucionar as dúvidas frequentes. Se mesmo assim sua dúvida não for solucionada, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 194.
Veja mais sobre: Uncategorized